Sobre

Wing Tsun (WT) (Wing Chun ou Ving Tsun) é um sistema de defesa pessoal simples e eficiente que não necessita de movimentos acrobáticos. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, se possa defender de agressores maiores e mais fortes.


História

Dita a lenda que as suas origens remontam ao tempo do mosteiro de Shaolin (Siu Lan), onde a Mestre de artes marciais, Monge Ng Mui, possuía habilidades técnicas superiores aos combatentes do seu tempo. Partindo do conhecimento dos estilos tradicionais e pela leitura da luta entre a serpente e a garça, Ng Mui criou um novo e eficaz sistema de combate que não só rectificava as debilidades dos sistemas convencionais, mas também tirava proveito delas. Tornou-se num sistema de luta com o passar das gerações, onde outros mestres da arte incluíram novas técnicas como, por exemplo, a introdução do bastão longo, na época dos "Juncos Vermelhos" (Embarcações da Ópera Chinesa).

A principal diferença, entre os estilos praticados até então, está no seu conceito de defesa. Enquanto que nalgumas artes marciais se procura bloquear/desviar o ataque do agressor para depois contra-atacar, o princípio básico do Wing Tsun é o de utilizar a força do próprio agressor contra ele mesmo, onde a defesa já funciona como ataque e vice-versa.

  • Como o wing chun chegou ao Ocidente

O Wing Tsun foi transmitido secretamente nalgumas linhagens e, em âmbito familiar, na de Yip Man, até a década de 40, quando este teve de se mudar para Hong Kong. Alguns dos seus primeiros alunos foram Wong Shun Leung, Tsui Sheung Tin, Hawkins Cheung, Ho Kam Ming, Bruce Lee, Duncan Leung e Leung Sheung. Bruce Lee (que treinou de 1954 a 1958) ao chegar aos Estados Unidos da América, terá sido a primeira pessoa a fazer a tradução fonética do chinês para o inglês: "Wing Chun".

Entretanto, alguns estudantes do Patriarca Yip Man em Hong Kong, não gostaram da associação da sigla W.C.  com o sistema, e assim o transcreveram para "Ving Tsun". No final da década de 60, por motivos de saúde, o Patriarca Yip Man decidiu não ensinar mais, entregando a sua escola aos cuidados dos seus estudantes mais antigos. Na tradição chinesa é dito que ele "Fechou as portas!".

(Foto: Grão-Mestre Yip Man)






Filosofia

A Filosofia do Wing Tsun é baseado no princípio Taoista "Vai pelo caminho do meio", isto é, o sucesso baseia-se no equilíbrio, de forma a ser possível ter a percepção de ambos os lados (esquerdo e direito). Este princípio reflecte-se no seu estilo firme, mas também flexível do Wing Tsun, o Yin e o Yang. O Yin (feminino) concentra-se em desviar o fluxo de energia, o Yang (masculino) resiste e retribui o fluxo de energia adversária.

Ng Mui, e as gerações posteriores, refinaram ainda mais o sistema, guiando-se sempre por princípios simples mesmo científicos, tais como:

  • Simplicidade
A Simplicidade das combinações deve fluir com rapidez e eficiência de forma a atingir a harmonia.

  • Economia do movimento
A "distância mais curta entre dois pontos é uma linha reta". A única vez que uma linha curva é usada é quando existe uma obstrução da linha reta. Neste caso, tira-se proveito da força do oponente de forma a evitar um contra-ataque. Movimentos (Defesas/ataques) relaxados, curtos e rápidos, sem grandes « acrobacias ».

  • Defesa e ataque simultâneo
Enquanto uma mão absorve/neutraliza a força (Movimento Yin) a outra devolve a mesma ao oponente (Movimento Yang). Este ponto é crucial para que exista harmonia na “economia do movimento”. Ao pontapear diretamente o oponente na virilha enquanto este projeta um soco, seria uma aplicação da economia do movimento e simultaneamente ataque e defesa.


Método de treino


  • Yi Ji Kim Yeung Ma é a base/estrutura e um dos treinos iniciais utilizados no WT, de modo a  fortalecer a postura. Exercita também o apoio do centro de gravidade, desenvolvendo o equilíbrio e a consciência corporal.
  • Formas
São sequências ordenadas de movimentos que servem para    desenvolver a coordenação corporal.

    Formas de mãos:

      Siu Nim Tao - "pequena ideia do Sistema"
      Chum Kiu - "isolar o oponente/quebrar a ponte"
      Biu Jee - "dedos perfurantes/forma de emergência"
      Muk Yan Jong - "boneco de madeira/estratégia de contra-ataque"



    Formas de armas:
       
      Look-Dim-Poon-Kwun - "Bastão dos Seis Pontos e Meio"
      Baat Chum Doa - "Espadas Borboleta"














  • Exercícios de contacto
Nos exercícios de contacto trabalham-se os reflexos de forma que a defesa  seja determinada de modo imediato e mecânico pelo ataque do oponente, adequando-se sempre à situação. São de longe muito mais rápidos que os reflexos gerados por uma informação visual, o que permite que o praticante se defenda mesmo sem precisar de ver.



Lap-Sao 
Dan-Chi-Sao
Poon-Sao
Chi-Sao